Especial Agrishow: 34º Prêmio Gerdau Melhores da Terra apresenta vencedores na Agrishow

Nesta segunda feira (30), foram divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, que aconteceu durante a cerimônia de abertura da 25ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – conhecida como Agrishow.

Na categoria "Agricultura Familiar", a vencedora foi a colhedora de forragem JM4200SH com Cracker da Jumil. A máquina ensiladora de uma ou duas linhas pode ser acoplada ao trator e tem o objetivo de incrementar a produtividade pecuária leiteira familiar. Ela melhora a qualidade da silagem consumida pelos animais e, consequentemente, amplia a rentabilidade dos pecuaristas – que atualmente são responsáveis por cerca de 47% do volume total de produção de leite, segundo a CNA Brasil.

Já na categoria "Agricultura Familiar", o distribuidor a lanço UNIPORT 5030 NPK da Jacto foi o destaque. Ele opera com distribuição de fertilizantes sólidos e é utilizado na produção de grãos, algodão e pastagem. Seu sistema inteligente, baseado em um banco de dados que dá o ponto de partida na regulagem, a se adequa à operação de outras máquinas, como pulverizadores, por exemplo. É possível também restringir a aplicação para evitar que o produto seja lançado para fora da área desejada, além realizar aplicações em taxas variáveis, seguindo o conceito de agricultura de precisão.

Reconhecido como uma das principais homenagens para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, que está em sua 34ª edição, objetiva incentivar a inovação e a excelência no setor do agronegócio.

Para concorrer à categoria “Novidade Agrishow”, foi necessário realizar a inscrição no site e expor o equipamento durante a edição de 2018. A comissão julgadora percorreu os estandes das empresas participantes para avaliar tecnicamente os produtos.

O prêmio conta com a parceria institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Instituto Argentino de Normalización y Certificación (IRAM/Argentina), Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow/SP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Expointer (RS).