Comissão Julgadora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra visita cerca de 180 cidades na América do Sul

​Iniciaram, nesta semana, as visitas de avaliação dos produtos inscritos na categoria Destaque do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul. Ao todo, os membros da comissão julgadora passarão por aproximadamente 180 cidades para realizar entrevistas com usuários indicados pelos fabricantes. Ao todo, serão cerca de 240 visitas em diversos pontos do Brasil e na Argentina.

Nessa categoria, dividida em Agricultura Familiar e Agricultura de Escala, são reconhecidos máquinas e equipamentos com, no mínimo, um ano de existência no mercado e em uso no campo. “Com observações in loco, podemos analisar os equipamentos e ouvir os usuários sobre seu desempenho, o que garante maior credibilidade à avaliação”,  garante  Renato Levien, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador da comissão julgadora.

Após o período de visitas, um relatório detalhado sobre cada produto é entregue aos fabricantes, sinalizando diferenciais e possíveis pontos de melhoria relativos à segurança operacional e ao desempenho esperado. Também são avaliadas a qualidade da entrega, da assistência técnica, da revenda e do atendimento pós-venda. “Para as empresas, é uma espécie de consultoria gratuita”, afirma Renato.

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra é realizado paralelamente às duas maiores feiras de agronegócios do País, a Agrishow (SP) e a Expointer (RS). Realizado há 32 anos, busca incentivar a inovação, a excelência e a criatividade no setor do agronegócio.

Principais números

Na edição de 2013, foram registrados 709 inscritos, sendo 10 vencedores. Para definir os eleitos na categoria Destaque, a Comissão Julgadora visitou 226 cidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e entrevistou 314 usuários. Desde a primeira edição do prêmio, em 1983, já foram mais de 845 mil quilômetros percorridos, com um total de 4.387 inscritos, cerca de sete mil usuários entrevistados e 242 troféus concedidos.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.