Começam as visitas para avaliação da categoria Destaque do Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2013

​24/07/2013

Os técnicos da Comissão Julgadora percorrerão mais de 200 cidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai para avaliar máquinas e equipamentos agrícolas inscritos na categoria Destaque e em uso há mais de um ano.  

A Comissão Julgadora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra iniciou nesta semana as visitas para a avaliação dos inscritos na categoria Destaque da 31ª edição do evento. Os especialistas visitarão mais de 200 cidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, onde serão realizadas aproximadamente 260 entrevistas com usuários das máquinas e equipamentos agrícolas que concorrem ao prêmio, indicados pelos próprios fabricantes. Em 2012, foram percorridos mais de 49 mil quilômetros nesses países.  

A categoria Destaque avalia máquinas em uso há mais de um ano, nas divisões agricultura familiar e agricultura de escala. Neste ano, há 27 equipamentos concorrendo nessa categoria. De acordo com o coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Renato Levien, existe uma grande diversidade de equipamentos inscritos na categoria nesta 31ª edição do Prêmio, tanto na divisão voltada para agricultura familiar quanto na divisão agricultura de escala. “Isso demonstra o momento positivo por que passa a agricultura no Brasil, com reflexos diretos na agroindústria, que busca uma constante evolução em relação à mecanização”, ressalta.  

O professor explica ainda que, além das entrevistas com os proprietários dos equipamentos, a Comissão Julgadora avalia in loco com o usuário o desempenho da máquina e obtém informações sobre sua utilização. Após o período de visitação, será elaborado um relatório detalhado sobre cada produto, com a avaliação de seus diferenciais, segurança operacional e desempenho. Também será analisada a qualidade da entrega, da assistência técnica, da revenda e do atendimento pós-venda. O parecer completo é entregue ao fabricante logo após o encerramento da Expointer, onde serão conhecidos os vencedores. Segundo Levien, “o relatório é uma maneira de contribuir com a melhoria da qualificação, aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos não só das empresas participantes, como também da indústria de máquinas e equipamentos agrícolas”.   

Criado em 1983, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra busca incentivar a inovação, a excelência e a criatividade no setor do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. A Comissão Julgadora é formada por especialistas em mecanização agrícola das principais universidades e centros de pesquisa do Brasil e Argentina.   

Em 2013, a premiação conta com a parceria institucional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) da Argentina, Feira Agrishow (SP) e Feira Expointer (RS).

Seguem abertas até o dia 9 de agosto as inscrições para as categorias Novidade Expointer, que avalia os equipamentos lançados no mercado após a última edição da feira, e Pesquisa e Desenvolvimento, voltada para estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais das ciências agrárias e produtores que tenham desenvolvido soluções que contribuam favoravelmente para o processo de produção agrícola. Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de agosto, na feira Expointer, realizada em Esteio (RS).   

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo website www.melhoresdaterra.com.br ou pelo correio, com carta para a Gerdau aos cuidados da Comunicação Corporativa – Av. Farrapos, 1811 - CEP: 90220-005 - Porto Alegre - RS - Brasil. No mesmo endereço na internet está disponível o regulamento completo do prêmio.  

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.  

« Back
De
Nome
Para
Nome
E-mail