32º Prêmio Gerdau Melhores da Terra anuncia vencedores na Agrishow

28/04/2014

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul, revela hoje, 28 de abril, os vencedores da categoria Novidade Agrishow. As empresas vencedoras serão premiadas em cerimônia a ser realizada amanhã, terça-feira, 29 de abril, no estande da Gerdau (Rua 7A), às 11h.

Em sua 32ª edição, a premiação busca incentivar a inovação, a excelência e a criatividade no setor do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Na categoria Novidade Agrishow, que reconhece os produtos lançados há menos de um ano e presentes nesta edição da feira, os equipamentos são avaliados em duas divisões: Agricultura de Escala e Agricultura Familiar. Dessa forma, o prêmio busca valorizar as características específicas dos produtos para ambos os segmentos, considerando seus distintos patamares de escala de produção.

O vencedor da divisão Agricultura de Escala foi a Colheitadeira de Grãos MF 9895, fabricada pela AGCO, de Canoas (RS). Colhedora de grãos de grande porte, o equipamento é utilizado principalmente em culturas como soja, trigo, milho e feijão. Suas soluções tecnológicas inovadoras, como a minimização da possibilidade de paradas no processamento por obstrução no processo de trilha e as melhorias no desempenho dos sistemas de separação, limpeza e fluxo de ar, resultam em grãos com menos impurezas e danos mecânicos.Outro diferencial do equipamento são suas facilidades operacionais, como mais opções de velocidade em operação e em trânsito, auto limpeza do sistema de arrefecimento e automação de tarefas que até então cabiam ao operador. Além disso,​ oferece rapidez na descarga de grãos e facilidade em seus controles operacionais, regulagens e manutenção.

Já na divisão Agricultura Familiar, o premiado foi o Netakit 1,0 ha, fabricado pela NetafimBrasil Sistemas e Equipamentos de Irrigação Ltda, da cidade de Ribeirão Preto (SP). O equipamento consiste em um conjunto completo de irrigação por gotejamento para pequenos módulos (de até um hectare) que pode ser utilizado nas mais variadas culturas em fileiras, desde hortaliças até culturas arbóreas. Seu principal diferencial é a sua facilidade de montagem, uso, instalação e operação, o que permite mobilidade para mudança de local e facilita a alternância de culturas em uma mesma propriedade. À medida
que permite a aplicação do volume adequado para cada cultura, seu sistema evita o desperdício de água, aspecto importante principalmente em regiões que enfrentam períodos de seca. Além disso, o equipamento necessita para o seu funcionamento de apenas um reservatório com altura mínima de dois metros, dispensando inclusive o uso de energia elétrica para irrigação.

Para definir os vencedores, a Comissão Julgadora percorreu a feira durante três dias, antes da abertura oficial, avaliando detalhadamente as 20 máquinas e equipamentos inscritos e entrevistando seus representantes e fabricantes. Na avaliação do coordenador da comissão e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Renato Levien, as tendências observadas nas avaliações foram de investimento em novas tecnologias, agricultura de precisão, ergonomia e segurança. “Com o consumidor cada vez mais exigente e com a crescente diminuição da disponibilidade de mão de obra no meio rural, os fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas precisam estar em constante atualização, adaptando-se às rápidas mudanças de cenário”, explica.

A próxima etapa do Prêmio Gerdau Melhores da Terra ocorre durante a Expointer, feira de agronegócios internacional realizada em agosto, em Esteio (RS). Os produtos inscritos concorrerão nas categorias Novidade Expointer, Destaque, que reconhece equipamentos já em uso pelos agricultores no campo, e Pesquisa & Desenvolvimento, voltada para estudantes acadêmicos e profissionais de ciências agrárias ligados ou não a instituições de
ensino.

A categoria Destaque tem inscrições até 6 de junho e, para as categorias Novidade Expointer e Pesquisa & Desenvolvimento, o prazo vai até 8 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo website www.melhoresdaterra.com.br, onde está disponível o regulamento completo do prêmio.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.